Car Tech: chips de identificação obrigatórios em todo o Brasil

82974

Até meados de 2014 todos os carros nacionais deverão possuir o chip de identificação instalado. Deverá funcionar como uma espécie de placa eletrônica capaz de fazer um breve levantamento das condições do veículo e monitorar seu deslocamento em tempo real. A solução definitiva para os congestionamentos, uma medida para erradicar as infrações ou mais um meio de multar os motoristas? Conheça mais sobre o Sistema Nacional de identificação Automática de Veículos (Siniav) antes que ele se torne obrigatório.

Vantagens e desvantagens

Além da multa de R$ 127,00 e 5 pontos na carteira de quem circular sem a devida identificação eletrônica, o chip será capaz detectar carros que não estão com o IPVA em dia, placas clonadas, com multas em atraso ou motoristas que não respeitam os dias de rodízio. Veículos roubados ou em rota de fuga também podem ser detectados rapidamente desta forma, possibilitando medidas de apreensão muito mais eficazes.

Quanto custa?

Se por um lado o projeto poderá pesar no bolso de quem não anda na linha, por outro os chips de identificação podem resultar em economia. A começar pelo custo de implementação dos dispositivos que deve vir de recursos de multas, já a instalação e manutenção das antenas e dos demais recursos do sistema será feita por uma Parceria Público-Privada. Você não precisa gastar nada para adotar a identificação em seu carro.

70230

Quem não possui um seguro poderá se sentir mais tranquilo, carros apreendidos não deverão ir muito longe com o identificador e estima-se que os roubos de veículos deve diminuir. Também é fato que os automóveis que possuem um identificador similar (via satélite) são considerados mais protegidos pelas companhias de seguro e, por isso, possuem menor anuidade.

É inegável que os chips de identificação irá trazer diversas vantagens e resultar em soluções para o trânsito, mas até que ponto isto pode gerar novos problemas? Qual sua opinião sobre o sistema de identificação eletrônica em todos os veículos do Brasil?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: