Windows XP é incompatível com nova geração de HDs

Os usuários do Windows XP que desejarem adquirir a nova geração de HDs deverá fazer um upgrade de sistema operacional, sob pena de ficar impedido de usufruir dos benefícios da nova tecnologia de armazenamento.

Para quem ainda não está ciente, no início do próximo ano todos os discos rígidos que chegarem ao mercado irão utilizar um “formato avançado” de armazenamento de dados, que irá resultar em HDs com maior capacidade, menor consumo de energia e maior confiabilidade.

Apesar da evolução na tecnologia, o Windows XP não terá compatibilidade com o novo padrão, uma vez que este não suporta setores de 4Kbytes.

Até então, os blocos tinha um espaço reservado de 512 bytes, época que vinha desde os bons e velhos disquetes. De acordo com David Burks, gerente de marketing de produto da Seagate, essa resolução fina em discos rígidos está causando um problema, uma vez que há um considerável espaço desperdiçado associado a cada bloco pequeno.

Cada setor de 512 bytes tem um marcador que mostra onde este começa, bem como a área dedicada ao armazenamento de códigos de correção de erro. Além disso, um pequeno intervalo tem que ser deixado entre cada setor. Desta forma, em HDs de grande capacidade, o desperdício de espaço em que os dados não podem ser armazenados pode representar uma proporção significativa do tamanho total da unidade.

 Já com o novo formato de 4KB, os setores contam com um espaço desperdiçado cerca de oito vezes menor, mas permitindo que as unidades tenham o dobro de espaço por bloco para correção de erros.

O Windows XP foi lançado antes do projeto do formato 4KB, enquanto que o Windows 7, Vista, Mac OS X e versões do kernel do Linux lançadas após setembro de 2009 são todos compatíveis com o novo padrão.

Embora emuladores para o Windows XP estejam sendo desenvolvidos,  isto causará uma lentidão na performance do HD.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: