Computação em nuvem é o novo vilão do aquecimento global para o Greenpeace

Primeiro foram as indústrias. Depois foi o excesso de carros nas ruas. Até mesmo a flatulência das vacas virou alvo dos ambientalistas em suas críticas para impedir o aquecimento global. Agora é a vez da queridinha da vez da indústria de tecnologia, a computação em nuvem.

Segundo o Greenpeace, armazenar e processar informações via internet em grandes data centers gera uma enorme demanda de energia. A ONG prevê que se esses centros de computadores de grande porte e as redes de telecomunicações continuarem a se expandir com a velocidade atual, irão consumir em 2020 a metade do atual uso de energia dos Estados Unidos, um volume superior aos consumos da França, Alemanha, Canadá e Brasil juntos.

“Conforme a nuvem cresce, o apetite da indústria de TI por energia só irá crescer, então esta indústria precisa se tornar uma forte defensora de soluções de energia renovável e leis que reduzam a poluição que gera o aquecimento global”, disse Casey Harrell, promotor do Greenpeace, em um comunicado oficial.

A organização cita como exemplo a Apple, que comprou um data center de dimensões inéditas para a companhia em sua preparação para atender a demanda por serviços no iPad. Também apontou que o Facebook está construindo um novo centro de computação que será abastecido por energia gerada principalmente por carvão. Como caso de empresa que está se comportando bem, mencionou o Yahoo, que construiu um data center que é abastecido por uma hidroelétrica.

“Essas empresas tem poder para influenciar políticas que as permitam crescer com responsabilidade”, afirmou Harrell. “O setor é essencial para atingir as metas de clima ao criar soluções inovadoras para reduzir as emissões e aumentar a eficiência energética. Mas, dado o crescimento da nuvem, a indústria de TI também precisa controlar seu próprio impacto.”

O relatório “Faça TI Verde: Computação em Nuvem e Sua Contribuição Para as Mudanças Climáticas” pode ser baixado em inglês no site oficial do Greenpeace”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: