Quatro mandamentos da etiqueta ao telefone celular

Já aconteceu com todo mundo: você está no trem, em um restaurante ou em uma reunião, e o telefone de alguém começa a tocar. A pessoa atende e começa a conversar muito alto, obviamente perturbando as outras pessoas. Insuportável, não é mesmo? O problema da tecnologia moderna é o fato de ter se tornado cada dia mais perturbadora em nossas vidas. O transporte público de muitas grandes cidades está dividido em áreas com os avisos “Permitido celular” e “Não permitido celular”, e muitas empresas começaram a banir notebooks e palmtops das reuniões. O problema é: como não cruzar a linha tênue que divide a conveniência da comunicação eletrônica e a barreira para nossas interações não eletrônicas? Ao mesmo tempo que as boas maneiras são sempre de alguma forma subjetivas e, como a tecnologia em si, estão sempre evoluindo, apresentamos algumas regras básicas que podem ser seguidas.

1. Manter conversas pessoais restritas a áreas privativas. O problema pendente com sua namorada, seus problemas de estômago, aquela briga com seu chefe malvado e outros assuntos, podem ser de grande interesse para você, mas as pessoas que estão a sua volta no refeitório da empresa ou no elevador talvez não estejam a fim de serem forçadas a ouvir sua conversa. Além disso, enquanto você está ocupado falando para o seu melhor amigo sobre aquele insuportável do trabalho, a esposa dessa pessoa pode estar bem atrás de você; portanto, tome cuidado. Você nunca sabe quem pode estar escutando.

2. Nunca interrompa uma apresentação ou uma palestra. Falar em público é uma tarefa difícil e que dá nos nervos, ainda mais quando é preciso lidar com distrações, como telefones tocando e pessoas da plateia trocando mensagens de texto e conversando. Então, se você precisa receber ligações durante uma apresentação, coloque seu celutar no modo de vibração e peça licença para sair da sala e atender à ligação.

3. Controle o volume de sua voz. Até mesmo a pessoa com a fala mais suave que existe no mundo tem tendência a gritar quando está no telefone, é um fenômeno inexplicável. Se está muito barulho para conversar, é mais fácil aumentar o tom da voz para ser ouvido, contudo você vai estar gritando com a pessoa com quem está conversando ou gritando em público e perturbando todos os que estão à sua volta. Portanto, lembre-se: sua boca está bem perto do receptor de voz do telefone, pode ter certeza que a tecnologia do seu telefone amplificará sua voz de forma adequada. Se isso não acontecer, espere até que você chegue a algum lugar com menos barulho.

4. Não fique usando seu telefone quando a sala está escura durante uma apresentação. Se você estiver em uma sala onde as luzes estão apagadas porque há alguém fazendo uma apresentação ou mostrando um vídeo, verifique se seu celular está totalmente desligado. Enquanto a maioria de nós aprendeu a colocar o telefone em modo silencioso, muitas pessoas ainda ficam usando o telefone celular, fazendo ele emitir aquele facho de luz forte que tira a concentração das outras pessoas. Espere para ver as ligações e as mensagens de texto depois que as luzes se acenderem ou saia da sala. Os dispositivos móveis nos oferecem muitos benefícios na área profissional. Para garantir que esses benefícios superem qualquer perturbação para você, para seus colegas e até mesmo para desconhecidos, use seu telefone celular discretamente em ambientes de trabalho e quando estiver em público.

By -HP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: