Mito ou Verdade: a primeira carga na bateria do celular precisa levar de 8 a 12 horas?

 Ao comprar um celular novo na loja e fica doido para chegar logo em casa e personalizado com sua cara certo? Virar de cabeça para baixo as funções do celular, adicionar novos toques e novos aplicativos. É nessa hora que nos perguntamos se aquela primeira carga na bateria deve ser aquela carga tão demorada durando mais do que 8 horas. Antes de quebrar esse famoso mito/verdade, é bom que saibamos a respeito de dois assuntos: os tipos de baterias presentes no mercado e quando a bateria pode ser considerada viciada.

Tipos de bateria

Existem atualmente 3 tipos de baterias conhecidas no mercado: Níquel e Cádmio (NiCd) , Níquel Metal Hidreto (NiMH) e Íons de Lítio (Li-ion)

Níquel e Cádmio (NiCd)  – essas baterias são mais raras pois são prejudiciais à saúde e possuem um efeito chamado “efeito memória”, ou seja, viciam com facilidade;

Níquel Metal Hidreto (NiMH) – podem ser consideradas uma bateria melhorada da bateria NiCd. São menos suscetíveis ao efeito memória, além de não serem tão prejudiciais. Ainda é possível encontrar alguns notebooks, câmeras digitais e celulares mais antigos com esse tipo de bateria;

Íons de Lítio (Li-ion) – são as mais comuns hoje em dia, isso porque não possuem problemas com o efeito memória. Além disso, não são tóxicas.

O que é uma bateria viciada ?

É aquela bateria que joga vídeo game todo santo dia? Claro que não. As baterias viciadas são aquelas que receberam carga sem que ela tenha gasto toda sua carga ou então aquela bateria que foi retirada da carga sem que esteja terminada por completo. O principal efeito bem notório nessas baterias são a durabilidade reduzida da carga. Ou seja, se antes o aparelho podia ficar sem carregar por 2 dias e agora você precisa dar uma carga a cada 10 horas, pode ter certeza que a bateria do aparelho está viciada.

Em primeiro lugar, o bom senso também conta pois nem todo aparelho deve ficar 24H carregando. Essa informação sempre é dada em lojas. O fato da primeira recarga ser a mais demorada é a necessidade de uma garantia de segurança que a bateria não tenda a ficar viciada como na explicação acima pois uma vez que a bateria está viciada, apenas a troca resolveria o problema.

Nos celulares da Nokia, por exemplo, é indicado que as três primeiras cargas na bateriam sejam de 8 horas. Já para os aparelhos da LG e Motorola, basta que a mensagem “Carga completa” apareça na tela. Encontrei no site BAIXAKI algunas informações de tempo de carga dos celulares mais comuns no mercado:

Nokia: 3x de 8 horas;

Samsung: 1x de 4 horas;

Gradiente: 3x de 4 horas;

LG e Motorola: Até a mensagem “Carga completa” ser mostrada;

Sony Ericsson: 1x 3 horas;

Benq Siemens: 1x de 10 horas.

Mas realmente, devemos seguir esses padrões?

Infelizmente não há uma resposta concreta para a questão da primeira carga nas baterias pois varia de fabricante para fabricante. A tecnologia empregada em cada aparelho é diferente e, por isso, cada um exige um cuidado diferenciado. Um aparelho celular, se for bem cuidado, pode durar vários anos. Se seguir as recomendações de nunca deixar que sua bateria entre no estado “viciada” , ela irá durar o tempo que o fabricante estipular em sua garantia.

dica

Hoje em dia os aparelhos estão vindo com uma segurança tremenda sendo que se você esquecer o aparelho celular carregando, ao término da bateria o próprio carregador ou até mesmo o celular saberá que a carga está completa e desligará o circuito do carregador.

 Fonte:[gambiarrasonline]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s